terça-feira, 12 de junho de 2012


O NOME JESUS VEIO DA MITOLOGIA GREGA E ROMANA?

amados que a paz do mestre YESHUA esteja com todos,amados eu já PUBLIQUEI aquei no blog sobre o nome "JESUS" que muitos tem dito ser pagão ou mitologico,já foi provado aqui em outra postagen(o nome de jesus é pagão?) que o nome "jesus" é uma adaptação de um nome hebraico(yeshua) para a lingua portuguesa, e não uma junção de nomes de deuses mitologicos,mas eu vou postar um outro artigo interessante(um estudo não feito por mim) sobre esse assunto que tem deixado muita gente confusa,então vamos lá:

 para o movimento YAOHUSHUA, o objetivo de Jerônimo ao introduzir o nome Jesus na Vulgata era o de agradar aos pagãos e atraí-los à "Igreja de Roma". Para tal, foi composto um nome blasfemo para o Redentor a partir de nomes de divindades gregas e romanas: Para isso juntaram o J (de Júpiter) e ESUS (deus das florestas da Gália antiga, o qual fazia parte de uma trindade divina - ESUS-TEUTATES-TARANIS - deuses aos quais se ofereciam sacrifícios humanos). Para a seita este tal Esus era um deus romano, considerado o terrível Esus, por ser o deus dos trovões, do raio e da tempestade. 
Os gregos escreveram o nome IESOUS, que também foi formado por duas divindades pagãs: IO (a amada de Zeus) e Zeus. 

Além do mais, para estas pessoas, o nome Jesus quando escrito em hebraico daria "Yesus" o qual teria um significado blasfemo assim: 
Je = Ye = Deus e a palavra SUS = cavalo. Assim, o significado do nome Jesus em hebraico seria: "Deus é cavalo" ou simplesmente "Deus Cavalo", referência a uma divindade pagã. 

Portanto, acreditam que os bispos romanos, ao introduzirem o nome Jesus na Vulgata, não estavam somente tentando agradar e atrair os pagãos, mas também estavam difamando e blasfemando contra o Nome do Redentor e contra Deus. Eles estariam, assim, cumprindo o que está escrito em Apocalipse 13:5-6: "Foi-lhe dada boca que proferia arrogâncias e blasfêmias... e abriu a boca... para lhe difamar o Nome...". Segundo a profecia bíblica, esta "besta" que fala blasfêmias e difama o Nome Sagrado do Redentor seria adorada por "todos os que habitam sobre a terra" (Ap 13:8). E isso tem se cumprido pelo fato de que todos, tanto católico-romanos como evangélicos, espíritas, pentecostais, umbandistas, etc., têm adorado o nome Jesus. Todos têm adorado, assim, os nomes de deuses pagãos e a blasfêmia católico-romana contida no nome Jesus.

Segundo os defensores desta suposta revelação, quando alguém chama o Salvador de "Jesus" está cumprindo a profecia de Isaías 52:5: "... e o meu nome é blasfemado incessantemente todo dia". 

Resposta Apologética

É mesmo um absurdo, a argumentação de que o nome de Jesus reflete nomes de deuses pagãos (Júpiter + Esus, para os latinos; Io + Zeus, para os gregos).
Sem menos fundamento ainda são as sugestões de que o nome (Iesous) provém da fusão do nome da deusa Io (a amada de Zeus) com o nome de Zeus, por parte dos gregos, ou que o nome Jesus corresponderia ao hebraico (Ye = Deus + Sus = "cavalo"), e que teria sido criado pelos bispos romanos para blasfemar o nome do Redentor e o nome de Deus.

o nome Iesous foi transliterado pelos judeus e não pelos gregos ou romanos.

A etimologia forçada do nome de Jesus, ligando-O a deuses pagãos, não só representa falta de conhecimento da parte daqueles que a formularam, mas aparenta ser o resultado de um esforço pré-concebido, deliberado, de encontrar nomes da antiga mitologia greco-romana que pudessem ser combinados, de qualquer jeito, para dar a impressão de que o nome Jesus tem uma origem pagã. Os erros e o modo forçado como os argumentos são apresentados chegam a ser aberrantes.

O nome Esus parece ser particularmente atraente pelo fato de ser citado na literatura romana, pelo poeta Lucano, em ligação com dois outros deuses celtas (Teutates e Taranis) dando a impressão de uma trindade pagã.
No entanto, um estudo sobre a religião celta e seu relacionamento com a religião e mitologia romanas mostra a fragilidade dessa argumentação. Primeiro, os três deuses celtas citados acima eram alguns dos mais importantes deuses da religião celta, mas não eram os únicos. O maior e mais importante deus era Lugus e, no panteão celta, aparece referência a cerca de 400 nomes de diferentes deuses. Assim, a noção de uma trindade pagã adorada pelos celtas e aceita posteriormente pelos romanos é uma idéia que não tem fundamento. 

Segundo, à medida que os romanos conquistavam novos territórios, eles identificavam seus deuses com os deuses locais, facilitando assim o sincretismo religioso e a aceitação da religião romana pelos povos conquistados. É muito discutível, no entanto, o quanto a crença em Esus, um dos deuses celtas, influenciou a mitologia romana. Em verdade, só se sabe que alguns escritores romanos o identificaram com Mercúrio, mas não se pode afirmar que em Roma Esus passou a ser adorado como um deus. 

Terceiro, a identificação de Esus com Mercúrio (que segundo a mitologia greco-romana era o mensageiro dos deuses, o deus do comércio e da eloqüência) não dá apoio algum à argumentação de que Esus era considerado pelos romanos como "o terrível Esus", o deus dos trovões, do raio e da tempestade. Essas características pertenciam a Júpiter (ou Zeus, para os gregos) e não a Mercúrio, e o poeta romano Lucano identificou o deus celta Taranis com Júpiter, e não com Esus, este foi identificado como Mercúrio.

Esse Esus é tão insignificante que nem mesmo figura entre os grandes deuses. Na verdade há pouco registro na literatura da mitologia sobre o deus celta Esus. A maioria das listas que trazem os deuses Celtas nem sequer mencionam Esus, e não há qualquer evidência de que ele fosse amplamente conhecido no império Romano. Os deuses mais conhecidos eram os deuses da mitologia grega e romana, não os da mitologia celta. 

Um ponto interessante a considerar é: por que o J de Jesus tem necessariamente que significar Júpiter? Por que não Juno, filha de Saturno e irmã de Júpiter? Por que o J não significaria Jacinto, um jovem de rara beleza que amou e foi amado por Apolo? Por que o J não é de Jumata, deus da mitologia Fino-Húngara, que era o Deus do Céu e do Trovão? Enfim, por que o J de Jesus é o mesmo J de Júpiter e não das outras dezenas ou centenas de personagens e deuses mitológicos que começam com a letra J? 

Simplesmente porque Júpiter era o principal deus romano e Jerônimo pertencia á Igreja que ficava em Roma. Então a ligação entre Júpiter - Roma e Jerônimo é forçada ao máximo para parecer que Jerônimo usou o principal deus pagão dos romanos para mescla-lo com o J de Jesus e assim atrair a todos os seus adoradores à igreja romana. 

Outra questão relevante: Por que dissociar a letra J da letra E? Ora, o certo seria dividir o nome em duas sílabas assim: JE-SUS. Mas não existem deuses com o nome JE e SUS sozinhos! Por que usar na composição do nome Jesus um deus praticamente desconhecido dos romanos (Esus?

Mais uma vez a ligação fica evidente já que precisaram encontrar um deus com um final que combinasse com o nome de Jesus. Então encontraram um desconhecido Esus, deus dos povos celtas.

Acontece, porém, que Jerônimo nunca poderia ter inventado essa monstruosidade pagã com o nome Jesus simplesmente porque a letra "J", como já vimos, foi inventada cerca de mil anos depois de Jerônimo! E também o tal Esus nem sequer era conhecido entre os romanos!


Como se fabrica uma heresia usando o mesmo método

A lista de deuses e personagens mitológicos é imensa. Dada qualquer sílaba, não é difícil encontrar personagens da mitologia cujo nome inicia com esta sílaba. Vamos citar alguns exemplos compondo alguns nomes próprios através da primeira sílaba do nome de alguns deuses e personagens mitológicos e veremos que qualquer um pode ser taxado de pagão. Veja alguns exemplos abaixo:

Mário = MAR (Marte, deus romano da Guerra) + IO (Io, Sacerdotisa de Juno)
Kelli = KEL (Kelpi, espírito dos Rios na mitologia escocesa) + LI (Licasto, cruel filho de Marte que vivia na Líbia)
Maria = MAR (Marduk, Deus supremo de Babilônia) + IA (Ia, uma das filhas de Atlas)
Luis = LU (Lúcifer, estrela matutina, filha de Júpiter) + IS (Ísis, deusa egípcia, esposa de Osiris)
Silvia = SIL (Silvano, filho de Saturno, Deus das Florestas) + VIA (Viales, divindade que presidia as estradas)
Nelson = NEL (Neleu, filho de Netuno) + SON (Sono, filho de Érebo que habita numa sombria caverna rodeado de Sonhos, que são divindades infernais com asas de morcego)
Ricardo = RI (Richs, na mitologia Hindu, é um dos seres de uma santidade perfeita que redigiram os Vedas, livros sagrados dos Hindus, sob a revelação divina de Brahma, deus criador dos Hindus) + CAR (Carvatis, sobrenome de Júpiter) + DO (Domitio, deus que os pagãos invocavam nos casamentos, para que a noiva fosse uma zelosa dona de casa)

Perceba que há inúmeras possibilidades de compor nomes próprios usando a primeira sílaba de deuses e personagens mitológicos. Mas quando tentamos encontrar uma combinação para o nome "Jesus", encontramos problemas na segunda sílaba "sus", pois não há nenhum deus ou personagem mitológico que comece com "sus". Portanto, para dar certo a combinação, dividiram de propósito as sílabas do nome Jesus da seguinte forma: J+esus. Claramente uma manobra premeditada para associar o nome de Jesus a divindades mitológicas (assim como fizemos nos exemplos acima). 

Portanto, alegar que a intenção de Jerônimo ao denominar o Salvador de Iesus era compor o nome de Júpiter e Esus não possui qualquer fundamento histórico ou lógico.

Da mesma forma, dividir a palavra "IESUS" em duas partes e traduzir cada parte para o hebraico a fim de dar um significado novo à palavra é um artifício sem qualquer fundamento e não prova absolutamente nada. Uma palavra pode ter vários significados em um idioma. Manga, por exemplo, pode significar a fruta produzida pela mangueira e a parte da camisa que cobre os braços. Mas "manga" em outros idiomas tem, obviamente, outros significados. Em japonês, por exemplo, "manga" (pronuncia-se mangá) é revista em quadrinhos (o nosso gibi). Interpretar nomes ou pedaços de nomes em outros idiomas com o objetivo de conseguir atribuir novos significados para o nome original, não parece fazer qualquer sentido, a única coisa que se consegue são resultados absurdos. Poderíamos brincar com alguns nomes dividindo-os em duas partes e traduzindo cada parte para algum outro idioma. Por exemplo, vamos tomar o nome Nilson e dividi-lo e duas partes: Nil (significa "novo" em inglês - escreve-se new e pronuncia-se nil) + Son (significa "filho" em inglês). Nilson significaria, então, "novo filho" ou "o filho mais novo". Podemos dividir o nome Selma e traduzir cada parte para o inglês. Sel significa vender (escreve-se sell, pronuncia-se sel) e Ma é uma forma arcaica na língua inglesa de se referir à mãe. Teríamos, então, o estranho significado de "Mãe à Venda", por exemplo. Se fossemos levar a sério tal manipulação das palavras, jamais comeríamos maionese Hellmans pois Hell, em inglês, significa "Inferno" e Man significa "Homem". Então a palavra Hellmans poderia ser compreendida como "Homens do Inferno"! 
O nome inglês Bob pode ter um significado terrível em hebraico se dividirmos arbitrariamente as sílabas (B+ôb). 

B (Baal = deus pagão dos cananeus) + ob (ôb = espírito dos mortos). Se formos seguir o método usado pelos adeptos do Nome YAOHUSHUA  então o significado do nome inglês Bob seria "Baal o espírito dos mortos".
Basta ter criatividade, tempo e conhecer alguma língua estrangeira para conseguir outros exemplos absurdos. A experiência nesta brincadeira mostra que quanto menor for o nome (de preferência de duas sílabas) mais fácil será encontrar um significado absurdo ou engraçado para ele através da divisão do nome e tradução de cada parte. Foi desta forma que tomaram o nome de Jesus em latim (IESUS), dividiram-no em duas partes (IE + SUS), e traduziram cada parte para um outro idioma, o hebraico, e a partir de então afirmaram que Jesus significa "Deus Cavalo". No mínimo, uma brincadeira blasfema de muito mau gosto.

Esse argumento é um insulto à inteligência humana, porque Iesus é nome grego e sus é hebraico. Se a palavra é grega, como podemos dar o seu significado em hebraico? O nome Iesus é a forma grega do nome hebraico Ieshua. "Cavalo", em grego, é HYPPOS, e não SUS.

É, portanto, impossível que o nome "Jesus" fosse o nome de um falso deus, como acredita o movimento que quer hebraizar os gentios. Se assim fosse, judeus jamais colocariam este nome em seus filhos. Este nome já existia há pelo menos 600 anos no meio judaico quando Jerônimo (347-420 A.D.) preparou sua tradução da Bíblia para o latim, conhecida como a Vulgata.



O nome Jesus etimologicamente deriva do nome Zeus. 

Esta é outra mentira promulgada pelos adeptos deste movimento. 
Alegam ainda que antigamente o nome não era Jesus Cristo e sim ZESVS CRISTVS, tendo ligação com Zeus, ou Júpiter para os romanos. 

É lamentável ver pessoas sendo cativas por teorias que nem ao menos consegue se sustentar. Geralmente tais pessoas não são encorajadas a fazer pesquisas independentes para verificar se isto é verdade ou não. Ao contrário, estes líderes apresentam estas aberrações doutrinárias como "A VERDADE" absoluta. Assim, o adepto se sente seguro dentro de seu mundo alienista. Ele não aceitará nenhuma informação adicional que contrarie a tese de sua seita, pois é ensinado que os pastores e teólogos cristãos estão corrompidos, para usar um velho e costumeiro jargão, "fazem parte da Babilônia". O caso é que o nome Jesus não tem nada a ver com tais deuses pagãos. Isso é acusação gratuita.

O Nome Jesus Cristo nunca teve ligação com Zeus simplesmente porque o J latino ou o I grego nunca correspondeu à letra Z. Mesmo em latim Zeus seria escrito assim Zevs e Jesus Iesvs.


sábado, 9 de junho de 2012

BAAL:


vamos falar sobre  BAAL, muitos tem certas duvidas sobre esse assunto,afinal BAAL é um nome ou um titulo?primeiro vamos ver o significado dessa palavra:

O SIGNIFICADO DE BAAL:

segundo o WIKIPEDIA baal tem o siguinte significado: Baal (em hebraicoבַּעַל) é uma palavra semitica que significa Senhor, Lorde, Marido ou Dono (Dom). Baal é representado em  gregocomo Belos e em latim como Belus. Esta palavra emhebraico é cognata de outra em acádioBel, com o mesmo significado. A forma feminina de Baal é Baalath, o masculino plural é Baalin, e Balaoth no feminino plural. Esta palavra não tinha conotação exclusivamente religiosa, podendo ser empregada em relações pai e filhos (por exemplo) não sendo obrigatória uma separação hierárquica.


então vemos que BAAL não é um nome mas um titulo, BAAL significa literalmente SENHOR como é descrito acima,baal era um  titulo de deuses locais da fertilidade.



BAAL UM DEUS CANANEU!


agora vamos fala de uma divindade cananeia que era considerado BAAL(SENHOR) pelos cananeus ,essa divindade se chamava HADAD (ADAD) .


sobre essa divindade (hadad) o site ENCICLOPEDIA NOVO MUNDO( NEW WORLD ENCYCLOPEDIA ) diz::"Hadad (em hebraico: בעל הדד; ugarítico Haddu ) foi uma tempestade noroeste importante semita e deus da fertilidade, idêntico ao acadiano tempo deus  adad . Hadad é muitas vezes chamado simplesmente de baal(Senhor) e é frequentemente comparado com o Baal bíblico, mas este título é usado também para outros deuses.Como o deus da chuva, trovão e da fertilidade, Hadad está também relacionado com o babilônico mardulk , a asnatolian tempestade-deus Teshub, o egipicio deus set, o grego deus zeus, eo deus romano Júpiter.
Em cananéia mitologia, Hadad foi um dos filhos (ou os netos) de EL . Ele subiu para a cabeça do panteão matando o mar-deusYAM , tanto quanto o babilônico MARDUK ornou-se rei dos deuses, matando TIAMAT . Ele foi então desafiado e vencer por MOT , o deus da morte, mas foi salvo e ressuscitado através da intervenção de sua irmã-amante ANAT , pondo fim a uma terrível seca .
Como o controlador de tempestades e portador da chuva, Hadad foi ao mesmo tempo amado e temido por seu povo, e sua propiciação foi pensado para garantir o retorno da vida que dá água para a terra. Na Bíblia, ele foi um dos muitos "ídolos" considerados inimigos da divindade hebraica YAHWEH e foi o específico "Baal" a oposição do profeta ELIAS , que provou que era o Deus de Israel, em vez de Baal-Hadad, que poderia pôr fim à seca que tinham assolado a terra."
Nos comprimidos mitológicas encontradas em ugarit de Baal, o deus hd (teoricamente vocalizado comoHaddu ) ocorre com freqüência, geralmente normalizados como Hadade, em traduções e textos acadêmicos. Nestes textos, Hadad, normalmente, recebe o título b'l (teoricamente vocalizado como Ba'l ), que significa "Senhor". Outros títulos incluem dar-lhe "lyn('Aliyan) , que significa "Altíssimo", e "Cloud Rider". Ba'l é geralmente normalizado para Baal ou Baal em traduções e discussões.
Nos textos cananeus, Baal-Hadad é o Senhor do céu que governa a chuva e, assim, a germinação das plantas. Ele é o protetor da vida e crescimento para o povo agrícolas da região. A ausência ou morte temporária de Ba'al provoca períodos de seca, fome, morte e caos.
Hadad é chamado de filho do deus dagom e também o filho de EL . Desde El é chamado pai de todos os deuses, ele pode, assim, ser avô de Hadad. Baal-Hadad é o próprio pai de três deusas, chamado Pidray ("Iluminado"), Tallay ("Rainy"), e Arṣay ("terra"), sem mãe chamada. A mãe pode ser "ATHTART , também chamado de "Athtart nome-de-Ba'l. A "Virgem" deusa ANAT " nesses textos é a irmã de Baal, o salvador, e amante.

HADAD E A BIBLIA!



Na Bíblia, Hadad não aparece como uma divindade específica, mas "Baal" e "os ídolos" aparecem com freqüência como rivais à divindade hebraica YAHWEHUma vez que o termo Baal era um título, bem como um nome (tanto quanto "O Senhor" era tanto um título e um nome alternativo para Yahweh) nem sempre é fácil reconhecer que "Baal" é referenciado no texto bíblico. Divindades como "Baal-Peor" aparentemente se referem a um deus adorado em Peor, enquanto Baal-Melqart é o fenicio Melqart divindade. Em muitos casos, no entanto, o bíblico "Baal" parece ser idêntico ao Hadad, o ugarítico de baal .

CONCLUSÃO:

1-a palavra BAAL não é um nome, mas um titulo  que se referia a divindades.

2-BAAL significa SENHOR.

3-o BAAL das escrituras provavelvemente era HADAD(ADAD),essa divindade(hadad) se assemelha muito com o baal(senhor) mencionado nas escrituras.



espero ter ajudado a esclarecer algo sobre esse assunto nessa postagem. shalom a todos!













sexta-feira, 8 de junho de 2012



 ACORDA PESSOAL O MOVIMENTO YAOHUSHUA É 
UMA SEITA!
A Organização Yaohushua
(ou Yawhushua), baseada
em um hebraico desconhecido que nem de perto assemelha-se com os ainda existente em documentos Arcaicos antigos de jerusalem, ésta Seita é um
fenômeno relativamente
recente. Encabeçado por
alguém que é meramente
identificado como
“ Cohanul”, o grupo busca
prosélitos por meio de
“ salas de chat” na internet
e no seu website oficial,
http://
www.yaohushua.org
. Apesar de “Cohanul”
alegar liderar o único
grupo que conhece a
verdadeira identidade do
Criador, a verdadeira
identidade do mesmo
“ Cohanul” é
suspeitamente obscura, desconhecida e oculta
um fato que desabona a
credibilidade escolástica
do seu movimento.
Contrário à insistência do
Novo Testamento a que
líderes espirituais se
sujeitem eles mesmos a
exame aberto e público e
a evitarem táticas
clandestinas, é
virtualmente impossível
documentar as
qualificações acadêmicas
ou éticas de “Cohanul”
para ocupar a posição de
liderança espiritual. A seita
Yaohushua é a última na
série de grupos
classificados sob “o Nome
Sagrado” . NOMES e PALAVRAS  SUSPEITAS pois não existe nenhuma evidencia de tais nomes ou palavras em hebraico, palavras como OHOLYAO,YAOHUSHUA-RRIM,SHUAOMAOLYAO, e nomes como,YAOHU-UL,YAOHUSHUA,YAOSEF,dá onde veio isso?o nome mas provavel para o ETERNO é YAHWEH(YARRUÉ) e não esse tal de YAOHU, e o nome do messias em hebraico não é YAOHUSHUA e sim YESHUA ou YASHUA essas são as formas mas provaveis e ainda sim YESHUA é mas recomendavel,mas YAOHUSHUA? esse nome não tem nem provas arqueologicas.

vamos tomar cuidado com a SEITA DE YAOHUSHUA,pois essa seita vem falando coisas que não tem provas em lugar nenhum,pode procurar que você não vai encontrar,eu já procurei e não achei   nada do que eles afirmam,não se engane o pessoal dessa seita tem quase mesma doutrina dos protestantes só muda o nome,ex: arrebatamento antes da tribulação,dizimos,ofertas, só falta agora eles montarem uma denominação se é que não montaram.

cuidado amados vamos ficar alertas nesses ultimos dias,pois o messias está as portas e muitos falsos profetas estão surgindo pra confundir a  gente e nos desviar,eu quase fui confundido por esses doidos,mas graças ao ALTISSIMO que eu me libertei, o pessoal está saindo do sistema religioso e entrando no sistema legalista,que o ETERNO DEUS tenha misericordia dessa gente!

PARA MEDITAR:

MATEUS 24:26 " PORTANTO, SE VOS DISSEREM:EIS QUE ELE ESTÁ NO DESERTO;NÃO SAIAS;OU;EIS QUE ELE ESTÁ NO INTERIOR DA CASA;NÃO ACREDITEIS"




EU VIM EM NOME DE MEU PAI.

JOÃO(YOHANAN) 5:43 "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis."


que a paz de YESHUA HAMASHIAC esteja com todos, amados nessa passagem que foi citada ai em cima,muitos tem dito que o messias  afirmou que ele proprio tinha o nome do pai literalmente em seu nome, realmente o messias tinha o nome do PAI em seu nome pois o seu nome significa YHWH SALVA(fonte:comentario judaico do novo testamento por david H.stern),mas vim em nome de uma pessoa não significa ter  o nome dessa pessoa no seu nome.

veja o que DAVID H. STERN diz a respeito da expressão "EM  NOME DE" 
no comentario judaico do novo testamento,ele escreve:"uma vez que na biblia , "NOME" assume a realidade por trás do nome.enquanto "EM NOME DE"  pode significar " NA AUTORIDADE DE".

 quando YESHUA disse que veio "EM NOME DE MEU PAI" ele não quiz dizer que veio com o nome dele(YHWH)  em seu nome(embora ele tivesse vindo mesmo) mas que ele veio na autoridade de seu PAI.

veja amados que na passagem de joão 5:43 yeshua não afirma que tem o NOME de 
YHWH,mas ele afirma que veio na autoridade de YHWH.
que a shalom de yeshua esteja com cada irmãos, amém.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

O NOME JESUS VEIO DO PAGANISMO?
amados que a paz do salvador esteja com todos que confiam nele,amados quero esclarecer algo aqui nessa minha postagem sobre um assunto que sinceramente já tem enchido o saco, o assunto é,  o nome JESUS veio do paganismo?vamos  dá uma analisada nesse estudo que embora não é de minha autoria, mas achei interessante e estou publicando aqui:
Y = I
E = E
SH = S
U = OU
AH = US

O som de "sh" da letra hebraica (shin) é sempre transliterado em grego por um sigma s (a nossa letra "s"). Assim, por exemplo, o hebraico (Moshê) é transliterado em grego por (Moysés), de onde vem a forma latina Moisés. O sigma v no final do nome Iesous é uma característica natural de certos nomes masculinos em grego (indicando o caso nominativo, a forma básica do nome; o mesmo ocorre com o nome Moisés mwshv).
Obs: "sh" faz som de "x".
Obs: Os sigmas v e s são equivalentes, porém, o primeiro só é usado no final das palavras, enquanto o último pode ser usado no começo e no meio.
Yehoshua" termina com o som de ah. Observe-se, primeiro, que o final desta palavra não é ah (qamets seguido de he), mas a" (pathach seguido de ayin; as aspas (") representam o ayin) O a que precede o ayin é um pathach furtivo: Yehoshua". (ver Gramática Hebraica, Guilherme Kerr, # 18.7).
Obs: o h em ah não tem som.
Ademais, Jesus não se deriva de Yehoshua", mas da forma abreviada Yeshua".

O nome português Jesus vem do latim Iesus. 
Jerônimo quando traduziu a Bíblia na versão conhecida como Vulgata usou o original hebraico para traduzir o VT e uma versão chamada de Antiga Latina junto com algumas outras versões em grego para traduzir o NT. A versão Septuaginta (grega) que traduzia o nome hebraico Yeshua como Iesous serviu de base para a tradução da Antiga Latina. 
A forma latina "Iesus", que aparece na Vulgata Latina de Jerônimo, não foi inventada ou criada por Jerônimo, como afirmam erroneamente os adeptos do Nome YAOHUSHUA, mas é simplesmente uma transliteração natural do grego para a escrita latina. Ou seja: do Grego para o Latim 

I= I 
E = E 
S = S 
OU = U 
S = S 

Obs: O ditongo grego "ou" soa como "u", por isso, Iesous, foi abreviado para Iesus. Do Latim para o Português: I = J 

I = J
E = E
S = S
U = U
S = S

Como se formou o nome Jesus? 

1. O "S" final no nome Jesus 

O s final em Jesus se explica pela necessidade de tornar esse nome declinável: como vimos os judeus substituíram o ayin final por um sigma (o "s" grego) do caso nominativo. Nos outros casos a palavra se declina assim: Iesou (genitivo), Iesoi (dativo), Iesoun (acusativo) e Iesou (vocativo). Com isso mataram-se dois coelhos com uma só cajadada: o nome ficou declinável, e o ayin final, que não tem equivalente em grego, foi substituído por um sigma (s). 
Fato semelhante se deu com Judas, que reflete a forma grega Ioudas, que em hebraico é Yehudah (Judá). Outros nomes hebraicos que terminam com a gutural he têm em grego, em latim e em português no final o som s: Isaías, Jeremias, Josias, Sofonias et al. Outro exemplo é o vocábulo Mashiach, que termina com a gutural sonora cheth (ch), a qual em grego, em latim e em português deu também lugar ao som s: em Messias. 

2. O "S" médio em Jesus 

No vocábulo hebraico Yeshua", o grupo sh representa a consoante shin. Por não haver em grego som correspondente a essa consoante fricativa palatal, que soa como xis (por exemplo a palavra eixo), os judeus a substituíram por sigma s, também fricativa mas línguodental, que em grego, mesmo entre vogais, soa como ss. A evolução do termo de uma língua para outra é a seguinte: Yeshua" (hebraico) > Iesous (grego) > Iesus (latim) > Jesus (português). 
5. De onde Surgiu a letra "J" no Nome Jesus? 
Dizem os adeptos do Movimento do Nome  YAOHUSHUA que o nome correto de nosso Salvador não pode ser "Jesus" por não existir a letra j na língua hebraica. 
A única transliteração ( reduzir um sistema de escrita a outro, letra por letra) possível do nome do Messias é  YAOHUSHUA, e não Jesus, que seria uma deturpação greco-romana, pois na língua hebraica não há correspondente para a letra "j". Portanto, o nome do Senhor, para essas pessoas, não poderia em hipótese nenhuma ser transliterado com a letra "j". 

A questão da letra "J" 

É verdade que o j não existe no hebraico, grego e latim. Como, então, aparece essa letra em nomes bíblicos em quase todas as línguas com as quais estamos familiarizados? Porque todas as Bíblias trazem Jeremias, Jacó, Jersusalém, Judá sendo que não existia o J em hebraico? 
O que aconteceu foi o seguinte: os judeus da Dispersão, empenhados em traduzir as escrituras hebraicas para o grego (a Septuaginta), não encontraram nessa língua uma consoante que correspondesse ao yodh do hebraico, e a solução foi recorrer à vogal grega iota, que corresponde ao nosso i. Então escreveram Ieremias, começando com i, e assim por diante, inclusive Iesous. No hebraico a letra y yud representa tanto o som vogal i como a consoante y. O mesmo acontecia com o latim com as letras i e u. O emprego das letras j e v para representar i e u consonânticos ocorreu na época do Renascimento, foi difundido por Pierre de la Ramée, também conhecido como Petrus Ramus. Foi filósofo francês, reformador da lógica aristotélica, aderiu à reforma protestante em 1561. Morto no massacre que se seguiu à noite de são Bartolomeu. Escreveu instituições dialéticas (1543) e Contra Aristóteles (1543). 
A expressão "letra Ramista", ficou sendo uma designação comum dada às consoantes j e v, em homenagem a ele, que primeiro as distinguiu das vogais i e u em textos franceses. 
(©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.) 

Por isso lemos Jerusalém, e não Yerushalayim; Jeremias, e não Yeremiahu; Jonas, e não Yonah; Joaquim, e não Yehoiacin; e assim por diante.Há tempos, especialistas em hebraico são unânimes em transliterar palavras que começam com a letra hebraica yod (a letra inicial de Yehoshuah o nome comprovado pelos judeus), ora com "i" (ou "y"), no caso de substantivos comuns, ora com "j", no caso de nomes próprios. Uma rápida consulta a qualquer léxico, analítico ou gramática de hebraico bíblico confirma esta afirmação.


(OBS:O ESTUDO ACIMA NÃO É DE MINHA AUTORIA)


 veja amados que não há logica em dizer que o nome "JESUS" é pagão,mesmo não sendo o original não tem nada a ver com ZEUS,ESUS,IO ou outra divindade qualquer, que isso fique bem claro,jesus não é o nome original do messias hebreu isso é fato,ninguem o chamava de jesus na época que ele viveu aqui, mas seu nome original é YESHUA e era assim que ele era chamado quando veio ao mundo, mas depois por causa dos idiomas chegou até nós o nome jesus que é uma transformação de um nome hebraico não tem nada de pagão ,e aqueles que afirmam que o nome jESUS é pagão são mentirosos, pois  falar que o nome jesus não é o original tudo bem, mas agora dizer que é pagão,ai já é mentira,e a mentira não é do PAI ETERNO! SHALOM. 








EU QUERO PROVAS!

amados que a paz de YESHUA o messias esteja com todos,vou falar de um assunto polêmico,assunto esse que tem deixado muita gente confusa, é a respeito do nome "JESUS", muitos tem dito que JESUS é um nome pagão, que é a mistura de dois nomes pagãos,mas sinceramente não vejo muita lógica na historia sobre esse assunto.

as pessoas que tem defendido que o nome "JESUS" é pagão  vem dizendo coisas absurdas, como por exemplo,dizem que "JESUS" é a junção de J de JUPITER e ESUS(DEUS GAULES) que ai formaria o nome JESUS ou que "JESUS  significa JE(JEOVA) é SUS(CAVALO) isso realmente é o cumulo do absurdo, pois se voce for pesquisar mesmo  não é bem assim, veja:

O nome Jesus vem do hebraico (Yehoshua) — "Josué", que significa "YAHWÉH é salvação". Josué era chamado de Oshea ben Num "Oséias filho de Num" (Nm 13.8; Dt 32.44). "Oshea" significa "salvação". Moisés mudou seu nome para Yehoshua ben Num "Josué filho de Num" (Nm 13.16).

A Septuaginta usou o nome (Iesous) para Yehoshua, portanto Iesous é a forma grega do nome Yehoshua, exceto I Cr 7.27, que transliterou por (Iousue) — "Josué". Depois do cativeiro de Babilônia, o nome Yehoshua era conhecido por (Yeshua). Em Neemias 8.17 Josué é chamado Yeshua ben Num. Yeshua é o nome original  do messias até hoje em Israel. Isso pode ser comprovado em qualquer exemplar do Novo Testamento hebraico.

O sumo sacerdote Josué, filho de Joazadaque, é chamado em hebraico simultaneamente de Yeshua (Ed 3.2, 8; 4.3; 5.2; Ne 7.7) e Yehoshua (Ag 1.1, 12, 14; 2.2, 4; Zc 3.1, 3, 6, 8, 9; 6.11). Embora nossas versões usem Jesua (Almeida Corrigida, Atualizada e Contemporânea) Jesuá (Revisada) Jeshua (Brasileira), contudo a Septuaginta não faz essa distinção — Usa Iesous para ambos. 


Matéria extraída de uma ou mais obras literárias.

 veja que na historia o nome "JESUS" não tem nada a ver com o paganismo, mas é uma transforamação de uma lingua para outra isso qualquer um pode ver.

sabemos que o nome "JESUS" não é o nome original do messias, na época do messias ninguem o chamava de "JESUS" mas sim de YESHUA,isso é fato, mas agora dizer que o nome "JESUS" veio do paganismo até agora pelo que eu vejo é muita forçasão de barra.

ATENÇÃO NO QUE EU VOU ESCREVER AGORA:

SE ALGUEM INSISTE EM DIZER QUE O NOME JESUS É PAGÃO, POR FAVOR ME MOSTRE PROVAS,EU QUERO PROVAS, PROVAS EM LIVROS,DOCUMENTOS, POIS  PELO QUE TENHO VISTO ATÉ AGORA NÃO FAZ O MENOR SENTIDO.


SITE PARA BAIXAR APOCRIFOS!


http://www.autoresespiritasclassicos.com/Evangelhos%20Apocrifos/Apocrifos/Evangelhos%20Apocrifos.htm

QUEM É O SEU GUIA?O HOMEM OU ESPIRITO DA VERDADE?




e ai quem é o guia de vocês? o homem ou ESPIRITO DA VERDADE?talvez você deva está pensando ou até mesmo dizendo, não o meu guia é o espirito santo, mas será que é mesmo?veja o que a escritura diz livro de YOHANAM(joão) 14:16-17:" E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós."

mas as pessoas hoje não se deixam ser ensinadas pelo espirito da verdade,mas  só querem saber de estudos fantasticos e nem vão verificar se aquilo que está se falando é verdade,muita das vezes o estudo que tem por nome "VERDADE" não passa de um engano de HA-SATAN e muitos tem caido nesse engano, estudos que tem negado o SALVADOR que nos resgatou, veja o que kefa(pedro) diz a esse respeito:1 KEFA(PEDRO) 2:1"Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição."

muita das vezes amados nós pensamos que estamos fora do engano só porque não estamos em um templo religioso, mas isso é mas uma mentira de SATAN para através disso cegar agente e colocar em nós um orgulho como se  fossemos os donos da verdade, mas onde está a verdade?a verdade está na palavra de ELOHIM.que a paz do VERBO DE ELOHIM esteja com todos que os que amam.

 SABER O NOME DO CRIADOR,É O MAS 
IMPORTANTE?




essa é uma pergunta para nós refletirmos, muitas pessoas hoje quando descobrem o nome do ETERNO pensam que isso só basta e que isso vai trazer a salvação, e através de falsos discursos se acham salvos e cheios de sabedoria, mas será que a salvação está em saber o nome? veja o que as escrituras nos revela : MATTYAHU(MATEUS)7:22-23 :"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu NOME? e em teu NOME não expulsamos demônios? e em teu NOME não fizemos muitos milagres?Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade"

 veja nessa passagem essas pessoas dizendo que através do NOME do messias  realizaram muitas coisas, mas isso adiantou?não, mas porque não? porque eles praticavam a iniquidade, vamos ver o que significa iniquidade: INIQUIDADE: do grego anomia tem um significado de ausencia da lei, uma pessoa sem lei, os que são contra a lei.


 ou seja se você sabe o nome santo mas é contra a lei de DEUS ,você se torna um praticante da iniquidade ou seja um transgressor das leis morais de DEUS e não adiantará você saber a pronuncia correta do tetragrama naquele dia porque se vc for um iniquo(contrario a lei de YHWH) sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre.


que o espirito santo possa falar mais alto aos nossos corações.

ANTI-MESSIAS



que a paz de YESHUA O MESSIAS estaja com todos sempre, amados o assunto hoje é ANTI-MESSIAS, mas afinal de conta o que é ANTI-MESSIAS?

a palavra já diz "ANTI" ou seja CONTRA,  a palavra ANTI-MESSIAS(ou ANTI-CRISTO)significa CONTRA-MESSIAS ou CONTRA O MESSIAS, sabemos que o homem do pecado aquele que se afasta dos mandamentos ainda virá como descreve shaul nas cartas aos tessalonicences no capitulo 2:3-4, mas muitos tem se tornado ANTI-MESSIAS,muitos tem sido CONTRA o messias veja o que a escritura diz sobre o assunto:1 YOHANAN(joão)2:18-22 " Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o antimessias, já muitos antimessias se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.
Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.
Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que yeshua é o messias? Esse mesmo é o antimessias, esse que nega o Pai e o Filho.

 veja amados o que yohanan nos mostra que aqueles que negam que yeshua/yashua é o messias esse é o ANTI-MESSIAS, e tem muitas pessoas em nosso meio assim, que tem negado o messias,na verdade eles tem negado o PAI e o FILHO.

amados vamos ficar em alertas nesses ultimos dias porque não há como crer em YHWH e desprezar o messias e não tem como crer no messias e desprezar YHWH, se você tem desprezado o messias você está desprezando a obra de YHWH, porque a escritura diz que:"Porque elohim amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."joão 3:16, YHWH deu o seu filho por mim e por você,a sua obra foi perfeirta, e se você tem desprezado essa obra você está desprezano o unica chance de escapar da ira vindoura, e é isso que SATAN quer ,ele quer te enganar porque é esse o trabalho dele, e infezlimente ele tem conseguido o seus propositos porque algumas pessoas tem seguido as vãs filosofias e estão desprezando a obra redentora de YHWH.

mas deixo uma palavra para meditação:

TEHELLIM (SALMOS)2:1-11

Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão?
Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra YHWH e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que está sentado nos céus se rirá; YHWH zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo:
Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte.
Falarei do decreto de YHWH; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão.
Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
Servi a YHWH com temor, e regozijai-vos com tremor.

que YHWH fale mas alto aos nossos corações, anuncia eu anuncio, mas convencer é um trabalho não meu,mas do espirito santo.

DEVEMOS DAR DIZIMOS HOJE?


que a paz de YESHUA O MESSIAS esteja com todos os irmãos, amados a pergunta acima parece ser simples, mas na verdade não é tão simples assim pois para respondermos essa pergunta, devemos primeiro saber o que era dizimo segundo a escritura e qual a sua finalidade:

a primeira vez que se fala sobre o assunto é em BERISHIT(GENESIS) no capitilo 14 versiculo 18-24, quando avraham(abraão) dá o dizimo de despojos de guerra a melquizedeque,veja que abraão dá a melquizedeque e não ao CRIADOR e detalhe ele dá um dizimo de sangue a melquizedeque, e note tambem que avraham deu uma vez a melquizedeque.( na época de abraão o dizimo não  era  preceito do ETERNO isso  só  iria acontecer 430 anos depois.)

a segunda vez que a escritura menciona a palavra "DIZIMO" é no mesmo livro de genesis no capitulo 28 versiculo 22, onde YAACOV(jacó) diz que tudo quanto o CRIADOR desse a ele, esse lhe daria a decima parte ou seja o dizimo, mas veja que a escritura não menciona como e quando jacó deu esse dizimo ao CRIADOR.


 algum tempo depois o ETERNO ordenou aos filhos de YISRAEL a cerca do dizimo, veja o que o ETERNO diz em:

BEMIDBAR(numeros) 18:20-24:"Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles nenhuma porção terás; eu sou a tua porção e a tua herança entre os filhos de Israel.
Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.
Ora, nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da revelação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
Mas os levitas farão o serviço da tenda da revelação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel."

veja amados que no verso acima os dizimos de YHWH eram dados aos levitas, o ETERNO ordenou uma decima parte aos levitas.

MAS O QUE ERA DIZIMO?


bom existia maneiras de dizimar,poderia ser através do fruto da terra, onde os israelitas dizimavam : VAICRÁ(levitico) 27:30 "Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem a YHWH; santos são ao YHWH."

DEVARIM(deuteronomio) 14:22 "Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo."

e os dizimos dos animais,onde os israelitas dizimavam tudo que passava por de baixo da vara, LEVITICO 27:32 "Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo a YHWH.", 

existia tambem o dizimo dos dizimos, que era dado a YHWH pelos sacerdotes, YISRAEL dava o seu dizimo(dos animais e das plantações) aos sacerdotes, e esses dava uma decima parte da parte deles ao ETERNO e isso se chamava o dizimo dos dizimos, veja em NUMEROS 18-26 "Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis a YHWH uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos." 

veja amados que o dizimo não era dinheiro mas sim mantimento ou seja alimentos,veja isso em deuteronomio 14:23 "Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo.
E, perante YHWH teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer a YHWH teu Deus por todos os dias."

QUAL ERA A FINALIDADE DO DIZIMO?


o dizimo podia ser comido pelo dizimista, DEUT:14:22-23,12:17-18.

o dizimo era pra ser repartido com os orfãos , viuvas ,estrangeiros e principalmente os levitas pois não tinham parte na herança 
DEUT:14:29.



MAS ALGUNS PODEM DIZER ASSIM "MAS NO 

ANTIGO TESTAMENTO NÃO HAVIA

DINHEIRO"





mas será que isso é verdade? será que esse argumento é verdadeiro?vamos deixar a escritura nos dizer:GENESIS 37:28 "Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito." então existia dinheiro naquela época

vamos ver mas: GENESIS 23:15-16 "Meu senhor, ouve-me. Um terreno do valor de quatrocentos siclos de prata! que é isto entre mim e ti? Sepulta, pois, o teu morto.
E Abraão ouviu a Efrom, e pesou-lhe a prata de que este tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores."

vamos ver outra passagem : EXODO 32:2-3 " E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos.
Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;" veja amado OURO.

através dessas passagens vemos que havia dinheiro no antigo testamento.




ENTÃO PORQUE O DIZIMO NÃO É DINHEIRO?


porque o ETERNO nunca disse isso, o dizimo sempre se refere a mantimento, só em casos especificos que o dizimo poderia se tornar dinheiro, pra depois vir a ser comida de novo , veja em deuteronomio:14:24-26 "Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que YHWH teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando YHWH teu Deus te tiver abençoado;
então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que YHWH teu Deus escolher.
E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante YHWH teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa." 

só no caso citado no texto acima o dizimo virava dinheiro, mas era para se tornar alimento de novo.

MAS E O TEXTO DE MALAQUIAS 3:10?

amados esse texto é o preferido dos lideres religiosos ,mas vamos analisar o texto,mas antes de partir para o 3:10, vamos analisar textos anteriores:

MALAQUIAS 2:1-2 " Agora, ó sacerdotes, este mandamento e para vós.
Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz YHWH dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração."

 aqui logo de cara já cai por terra dizer que esse mandamento é para a "igreja".

veja outro versiculo do capitulo 2:8 "Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz YHWH dos exércitos."

veja que a palavra está direcionada para os sacerdotes levitas, pois o mandamento do dizimo gira em torno deles.

agora vamos para o 3:7-10:

" Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz YHWH dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz YHWH dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."

agora eu te prgunto amados irmãos, a quem se refere malaquias 3:10? a "igreja"?aos pastores?ao povo de hoje?ao brasil?, todas essas perguntas a resposta é não,,não,não e não. não se refere a nenhum desses citados, mas se refere aos levitas porque era para eles a lei dos dizimos e não pra nós.

E QUE RELAÇÃO TEM O DIZIMO COM A NOVA ALIANÇA?
nós vimos anteriormente que a leis dos dizimos era relacionada com o sacerdócio levitico,então vamos vê o que shaul diz a respeito dos sacerdotes levitas:

HEBREUS 7:11-14: "De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar,
visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes."

 veja que o nosso sacerdote não é contado com LEVI, mas ele veio de YEHUDAH(JUDÁ).

veja outro versiculo do capitulo 7 de HEBREUS:15-18 "E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote,
que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel.
Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade"

viu o que shaul(paulo) diz que o mandamento anterior é ab-rrogado ou seja anulado pois é fraco e inutio, e que mandamento é esse? o sacerdócio levitico que envolvia dizimos ,sacrificios ,oferendas pelos pecados.

veja amados que na nova aliança o dizimo não faz o menor sentido.

 MAS O MESSIAS  EM  MATEUS 23:23,DIZ 

QUE NÓS DEVEMOS DAR O DIZIMO!

esse é o argumento que muitos tem usado para ofuscar a verdade, mas vamos analisar 2 pontos nas escrituras:


1-yeshua nasceu sobre a lei dada a moises GALATAS 4:4.

2-yeshua se dirige a fariseus MATEUS 23:23.

veja amados, o messias nunca poderia ir contra a lei de moises, pois ele nasceu de baixo dela,se ele fosse contra a lei dada a moises ele estaria pecando mas o messias nunca pecou, e na passagem dos fariseus yeshua diz algo dentro da lei ao qual não poderia ser anulada pois ele ainda não tinha ressucitado,  ele era homem.e um outro detalhe muito importante, na passagem dos fariseus yeshua fala de dizimos de comida e não dinheiro veja: MATEUS 23:23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas." veja, "dizimo da hortelã, do endro e do cominho", e não dinheiro, mesmo os que querem se justificar nessa passagem são infelizes, pois o proprio texto é contra eles.

amados irmãos depois dessa analise pela escritura, fica fácil responder a pergunta,devemos dar dizimos hoje?

a resposta é não.segundo as escrituras não há necessidade de dar dizimos a ninguem, pois isso era um preceito levitico e não nosso, e segundo HEBREUS 7 o sacerdocio levita acabou, foi ab-rrogado,e quem quer se justificar pelas leis carnais  de moises esses estão debaixo de maldição GL 3:10.

agora podemos contribuir ou seja ajudar o proximo e até concordo se um grupo de irmãos se reunir em um lugar para adorar ao CRIADOR e tiver um aluguel,juntar um dinheiro e pagar, mas voluntariamente e não usar a palavra do ETERNO pra arrancar dinheiro ou falar mentiras e dizer que é mandamento, isso não.

 que os irmão possam pedir mas esclarecimento ao pai ETERNO, porque anunciar eu anuncio, mas quem convence é o ESPIRITO SANTO!SHALOM.